Até mesmo as semijoias de qualidade necessitam de cuidados para garantir maior durabilidade e brilho. São eles: não aplicar perfume e hidratantes sobre a peça, retirá-las no momento de tomar banho, entrar no mar ou na piscina, não utilizar as peças em momentos de transpiração excessiva como atividades físicas e, por fim, armazená-las separadamente em local limpo e seco, garantindo que não fiquem emboladas.
Para limpeza, utilizar sabão neutro e água, secando bem a peça ao fim do processo. Caso a peça já esteja mais afetada pelo uso, recomenda-se colocar em um recipiente água morna e bicabornato, inserir a peça por 30 minutos e depois remover a sujeira com o auxílio de uma escovinha.
Por fim, é preciso atenção redobrada para não deixar a semijoia cair no chão. As peças com zircônias, cristais ou pedras naturais podem quebrar em caso de queda e, se isso acontecer, não tem conserto. É importante ressaltar que o termo ?mau uso? das peças está diretamente relacionado ao não cumprimento das dicas de conservação e cuidados com as peças.